Solução de problemas

Giovanni Alecrim
2 min readFeb 27, 2016

Quando você está enfrentando problemas, qual a sua reação? Você ignora e espera que ele se resolva sozinho? O apóstolo Paulo tinha em Tito um companheiro com quem podia contar para apaziguar e resolver os problemas nas igrejas. Foi assim em Creta e em Corinto. Tito nos mostra algumas características de quem é pró ativo em resolver problemas.

Antever os problemas. Tito teve sabedoria de antever os problemas em Corinto e evitou a divisão da Igreja. Liderar é saber olhar para nossos ministérios além da rotina, perceber onde as atitudes egoístas estão influenciando negativamente no ministério.

Aceitar a verdade. Tito sempre foi honesto com Paulo e com as igrejas em conflito que ele liderava. Ele era realista. Liderar é encarar os fatos, sem ser pessimista, mas sabendo avaliar a realidade do ministério e se ele está cumprindo a missão de ser e fazer discípulos.

Veem o cenário completo. Tito conseguiu trabalhar com a igreja de Creta porque não ficou olhando apenas para um ponto do problema, mas sim para o cenário todo. Liderar é focar nosso olhar não apenas numa perspectiva, mas no cenário todo. Por vezes, teremos a impressão de que há problemas de um lado, mas no todo, temos a mensagem do evangelho sendo pregada e os necessitados sendo atendidos.

Lidam com uma etapa por vez. Tito tomava iniciativa e lidava com um grande problema por vez. Ele não se desesperava, mas compreendia que a solução de um problema era o alicerce para o desenvolvimento do Corpo de Cristo e auxílio para a solução de outros problemas.

Não desistem da meta maior. Tito não apagou um foco de problema e já saiu. Ele persistiu na solução dos problemas, ele sabia que pequenos problemas eram apenas uma amostra de um problema maior, que estava no âmago da igreja de Corinto e que precisava ser resolvido. Liderar é não tirar da mente o propósito maior da Igreja: o de proclamar o evangelho. Mesmo que solucionemos um problema, devemos avaliar se estamos caminhando no cumprimento de nossa missão.

Texto escrito para o Curso Básico de Liderança Cristã (Baixe a apostila completa aqui)

--

--