Image for post
Image for post
Photo by Jack Sharp on Unsplash

Não se pode liderar sem assumir responsabilidades. Ela vem com o início de todo e qualquer ministério. Determinadas pessoas tendem a fugir de suas responsabilidades. Um dos personagens mais conhecidos por fugir das responsabilidades entrou para história com um gesto: lavou as mãos. Mateus 27.11–31 nos registra esta passagem e dela podemos tirar algumas lições acerca da responsabilidade.

Pilatos tinha problemas de formação: Ele não forjou seu caráter para enfrentar adversidades. Sua formação de vida não o capacitou para enfrentar as dificuldades e as oposições.

Pilatos era fútil: ele percebeu que não teria uma decisão correta, que teria que ceder. Qualquer que fosse a sua escolha, teria problemas. Por que perder tempo? A apatia cresce quando nós percebemos que a ação parece ser inútil.

Pilatos era medroso: Ele percebeu que, se contrariasse os líderes judeus, ele teria problemas. Mesmo sendo a autoridade ali, ele teve medo de tomar uma decisão.

Pilatos não sabia lidar com o fracasso: Ele sabia que o tumulto estava fermentado. Os judeus sabiam que ele blefava quando falava em conter tumultos, pois já havia falhado antes, e isto o atormentava.

Pilatos não focava nas situações: ele foi inerte e neutro diante de uma situação crucial, desviou o foco e isentou-se de tomar decisões.

“O problema para aqui”. Era assim que o presidente norte americano Harry Truman encarava as situações difíceis. Não deixava para depois. Não passava por cima do problema, encarava-o e envidava esforços para resolvê-lo. Diante dos problemas e dificuldades, devemos assumir a responsabilidade de manter nossos ministérios dentro da visão do Reino de Deus. Todos somos responsáveis pelo desempenho de nossa Igreja na construção do Reino de Deus. Proclamar o evangelho é nossa responsabilidade.

Texto escrito para o Curso Básico de Liderança Cristã (Baixe a apostila completa aqui)

💻 Escritor | ✝️ Pastor | 🖥️ Design | Mais informações: https://cafecomalecrim.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store