pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; (1Pedro 5.2)

Image for post
Image for post
Photo by Ben White on Unsplash

O chamado à liderança do povo de Deus não parte da pessoa, parte da vocação dada por Deus a cada um de nós. Ele chama pessoas para conduzir seu povo, sempre segundo a sua vontade. Cada um de nós é chamado dentro da vocação que ele nos dá. Assim, Pedro escreve em sua primeira carta dando orientações acerca do ministério da liderança, aos presbíteros, tendo em vista a necessidade deles assumirem seu papel como “testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda coparticipante da glória que há de ser revelada”. Segundo o apóstolo, somos líderes do povo de Deus, chamados por ele para administrar e dar o exemplo.

Líderes do povo de Deus: “pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós” O chamado dos líderes é para que conduzam o povo segundo a vontade de Deus, pelos caminhos do Pai, servindo antes de servir.

Líderes por chamado: “não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade”. Não é buscando o interesse pessoal que lideramos, antes, buscando a vontade de Deus, cumprindo o chamado para liderar que ele nos fez.

Líderes que administram: “nem como dominadores dos que vos foram confiados”. Ao sermos chamados para liderar, somos chamados a assumir a responsabilidade de administrar os recursos humanos e materiais que Deus nos confia, e para tal, precisamos agir com amor e com os olhos postos em Cristo.

Líderes que dão exemplo: “tornando- vos modelos do rebanho”. O exemplo fala mais alto. De nada adianta assumirmos o discurso se não o tornamos vivo em nós. A liderança do povo de Deus pressupõe maturidade para se viver o que se prega.

A recompensa de nosso trabalho está no verso 4: “Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.” A coroa de glória, que não perde seu brilho, é a vida eterna com Cristo Jesus. Lideramos porque fomos chamados, lideramos porque Deus nos vocaciona, estejamos prontos a servir com devoção e fidelidade.

Que Deus nos abençoe

Written by

💻 Escritor | ✝️ Pastor | 🖥️ Design | Mais informações: https://cafecomalecrim.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store