Não se fará mal, nem haverá destruição

Sermão para o Segundo Domingo do Advento de 2022

  1. Teologia da presença. Sião é o lugar da presença de Deus, não de sua morada. Esta perspectiva muda a compreensão de que há a obrigatoriedade da presença de Javé, porém, havendo fidelidade, é ali que se manifesta sua presença.
  2. Creia! É a chave da relação do povo com Javé. Não estamos falando da relação de fé, que se desenvolve com Javé, mas sim de uma confiança incondicional no poder salvífico de Deus, sempre apontada em contraposição à atitude do Rei Acaz, que preferia confiar em alianças políticas.

נֵצֶר NAY’-TSER: renovo.

Renovo. O verso 1, dependendo da tradução que você ler, terá duas vezes esta palavra. Uma, traduzida de חֹטֵר KHO’-TER, ramo, rebento, vara, e outra de NAY’-TSER, rebento, broto, ramo, sempre no sentido figurado. É esta última que quero destacar. O autor não a utiliza de maneira despropositada. E os tradutores tentam decifrar este sentido. Um novo ramo que vai brotar e trazer vida. O que isto quer dizer?

צֶדֶק TSEDEQ: justiça.

Justiça. Só pede por justiça aquele que sente na pele a dor da injustiça. Só pede por justiça aquele que se compadece do injustiçado. Nunca se encontrará justiça em um mundo onde os criminosos fazem as leis. Com toda vênia e respeito aos juristas de plantão, sabemos que toda lei possuí brechas e falhas. Não estou incentivando ninguém a romper o pacto social de respeito às leis, pois isso configuraria crime. Só não podemos fazer da justiça dos homens o modelo e paradigma da justiça divina. Pois nunca será.

דֵּעָה יְהוָה DAY-AW ADONAI: conhecimento do Senhor.

Conhecimento do Senhor. A nova realidade estabelecida com o cumprir constante e eterno da justiça é a possibilidade de inimigos naturais e mortais se assentar e conviver. Quando a justiça de Deus é realidade, não há extermínio, mas coexistência real e pacífica. Há segurança para o mais fraco e paz para todos.

Conclusão: מְנוּחָה NACE AM: estandarte aos povos — salvação

Bandeira de Salvação. Estandarte aos povos. Quero concluir esta mensagem olhando para esta imagem do verso 10. Em meio ao caos da vida, de um mundo repleto de injustiças, opressões e pobrezas, com pessoas más e dispostas à todo tipo de maldade, onde encontraremos justiça, segurança e paz?

--

--

Um ser deslocado, fazedor de coisas

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store