É possível ao cristão unir ideologia política e fé? A primeira vista esta pergunta poderia suscitar nos irmãos mais fervorosos um não como resposta.

As correntes político-ideológicas são muitas e com certeza em todas elas encontraremos traços do Evangelho, principalmente em questões sociais. Do conservadorismo ultra-esquerdista de Leon Trotski (ucraniano, criador do Exercito Vermelho e fundador do Partido Comunista da União Soviética) ao neo-liberalismo centro-direitista de Margaret Thatcher (a primeira a implementar um governo nos moldes neo-liberal) encontraremos marcas conceituais que se aproximam do Evangelho. Em nenhum deles encontraremos o Evangelho.

Jesus, o político

Durante todo seu ministério encontramos Jesus envolvido com questões políticas: a falta de responsabilidade para com os enfermos, a falta de dignidade para com as viúvas e órfãos, a inclusão dos que estão à margem da sociedade. Saúde e educação são as principais atitudes políticas de Jesus: cura e ensina. Não vemos Jesus discutindo se o certo é seguir os Fariseus, os Saduceus, pelo contrário, vemos Jesus condenando-os por sua forma de viver a fé. Quando abordado no tocante aos impostos, Jesus é claro ao afirmar que devemos cumprir com nossas obrigações para com o Governo.

Jesus foi político em suas atitudes e palavras. Viveu a vontade de Deus, mostrando que é possível alinhar atitude política e cumprir a vontade do Pai.

Cristãos, políticos?

Concluindo

Não vemos como impossível uma roda de conversa entre um cristão ultra-esquerdista e um cristão neo-liberal, desde que o centro de todos os assuntos parta da fé e não da ideologia. Porém, se o ponto de partida for a ideologia política, lamentaremos sempre a derrota da fé frente a ideologia.

Image for post
Image for post

Written by

💻 Escritor | ✝️ Pastor | 🖥️ Design | Mais informações: https://cafecomalecrim.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store