Espiritualidade é uma vida sob a direção do Espírito Santo

A busca por uma vida sob a direção do Espírito Santo parte da reflexão sobre nossa vida. A questão é que fugimos de nós mesmos. Evitamos os questionamentos e confrontos com nossos princípios de vida em com as questões inerentes a nossa formação como indivíduos. A busca por uma prática espiritual é um projeto de vida, portanto, experimentar uma espiritualidade sob a direção do Espírito Santo é assumir o projeto de vida de Deus para si.

Todo ser humano sofre com questionamentos em sua vida. É da natureza humana confrontar-se com seus erros, medos e angústias. Como fruto do pecado de nossos pais, todos somos enfermos em alguma área de nossa vida. A Igreja deve ser o ambiente onde o ser humano encontra, mais que respostas, um refúgio para reflexão e assim trilhar o caminho da cura em sua vida, amadurecendo e crescendo pessoalmente e comunitariamente. A convivência sadia em comunidade cria o ambiente propício para a resolução dos conflitos produzindo o crescimento.

Na busca por uma espiritualidade guiada sob o Espírito Santo, é preciso observar três dimensões espirituais quem devem ser alimentadas e desenvolvidas juntas.

A primeira dimensão é uma vida de adoração. O ser humano torna-se um adorador quando reconhece estar diante do sagrado. Este reconhecimento impacta e transforma sua a vida.

A segunda dimensão é uma vida de reflexão. Por ser um ser pensante, o ser humano reflete sobre sua fé e sobre a mensagem de Deus para ele.

A terceira e última dimensão é uma vida de ação. O ser humano deve ser o ator social, agente da história, intervindo e mudando o cenário de opressão no qual vive a humanidade. Cidadania responsável é uma expressão da santidade de quem adora e reflete sobre Deus.

Estas três dimensões desenvolvem-se com uma vida de oração. Oração não apenas por questões pessoais, mas também por questões comunitárias, sejam da comunidade religiosa, sejam da comunidade nacional.

A busca por uma espiritualidade integral se vincula a uma concepção de missão integral para os cristãos e para a igreja: proclamação, ensino, comunhão, serviço, profetismo. Uma espiritualidade integral se molda no exemplo e nas palavras de Jesus, ele é o modelo. Uma vida de conversão e santificação e a busca por transformar-se à imagem de Cristo.

Portanto, a busca por uma espiritualidade sob direção do Espírito Santo é a busca por uma vida de adoração, reflexão e ação diante do sagrado. É a busca pelo compromisso consigo e com o mundo que nos rodeia.

Que Deus nos abençoe.

Este artigo é uma reação e reflexão ao seminário de mesmo nome apresentado por Dom Robinson Cavalcanti* no 36º Encontro de Pastores e Líderes da SEPAL, em Águas de Lindóia,SP, dia 7 de maio de 2009. *Dom Robinson Cavalcanti: Bispo da Diocese do Recife da Comunhão Anglicana. Professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco.

Written by

💻 Escritor | ✝️ Pastor | 🖥️ Design | Mais informações: https://cafecomalecrim.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store