Por que às vezes falo Javé e em outras Deus em meus sermões? Por que há essa diferença? Para responder esta pergunta, precisamos lançar nossos olhos sobre o texto Hebraico. Peguemos como exemplo o texto de Habacuque 1.12, que João Ferreira de Almeida traduz assim em sua versão Revista e Atualizada:

Não és tu desde a eternidade, ó SENHOR, meu Deus, ó meu Santo? Não morreremos. Ó SENHOR, para executar juízo, puseste aquele povo; tu, ó Rocha, o fundaste para servir de disciplina

O Antigo Testamento, ao se referir a Deus, faz uso de duas expressões: Deus e Javé, ou Jeová. Para entender este uso é preciso compreender a formação da religião judaica e como se deu a revelação de Deus ao povo. Duas são as vertentes de estudo e compreensão de tal revelação: a Javista e a Eloísta. Os nomes vêm da forma como o nome é grafado: YAHWEH e ELOHIM

Javé, Jeová, é o nome que Deus deu a si mesmo. “Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU” (Êxodo 3.14) e é representado por um tetragrama hebraico. As traduções brasileiras tendem a grafar Javé como SENHOR[1] em versalete, exceção feita para algumas traduções católicas, que grafam sem versalete e a Bíblia de Jerusalém, que grafa como Iahweh. O uso do tetragrama que dá origem ao nome Javé é exclusivo do povo de Deus. A forma como se pronuncia varia de tradição para tradição, eu optei por falar Javé, pois mantém a fórmula básica do tetragrama.

Elohim é traduzido como Deus. O prefixo El é adicionado às características de Deus diante de seus feitos: El Shaddai, Deus Todo-Poderoso. O uso do prefixo El não é de uso exclusivo do povo de Deus. O termo é trazido da linguagem cananeia e seu uso era comum em toda a região da Judeia e arredores.

Assim, todas as vezes que você abrir sua Bíblia e vir SENHOR grafado em versalete, saiba que ali, no original hebraico, está grafado YAHWEH, ou Javé.

[1] Por uma questão de formatação não disponível no Medium, o que era para ser versalete está em maiúscula.

Written by

💻 Escritor | ✝️ Pastor | 🖥️ Design | Mais informações: https://cafecomalecrim.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store