Quando eu estabeleço que só quem é crente é salvo, eu tiro a soberania de Deus sobre a criação e a coloco nas mãos dos homens. O resultado é essa balburdia de briga pelo poder que estamos vivendo.

Image for post
Image for post

Estou me fartando um pouco dos crentes. Não me incluo nesse grupo, não gosto que me identifiquem com os “Evangélicos”. Começo falando disso porque estou me cansando dos crentes que acham que, se todos os que frequentam igrejas não forem iguais a eles, não serão salvos. Esses tipos de pessoas são mais católicos do que elas pensam.

EX ECCLESIA NULLO SALVATIO

Parece grego? Não, é latim mesmo. Um dos maiores problemas dos “Evangélicos”, para mim, é um dilema católico. Afirmar que quem não está na Igreja não vai para o céu é voltar mais de mil anos no tempo. Os católicos romanos já afirmaram isso. Igreja não garante salvação, igreja é instituição, deveria ser povo unido para traçar estratégias para melhorar a condição humana, para ouvir o que Deus diz a cada pessoa que pensa diferente uma das outras e assim buscarem serem pessoas melhores.

Mas não, a Igreja tornou-se um clube, com padrões sociais próprios, com condutas e sistemas próprios de falar, cantar e escrever. Não estou falando de liturgia, não estou falando de sistema de administração eclesiástica, estou falando dessa cultura que se desenvolveu nos últimos anos de pensar que toda Igreja que não é Católica é tudo igual e que só os “Evangélicos” vão para o céu. Premissa errada. Salvação é competência divina, não da Igreja, nem do pastor, nem de qualquer outra pessoa. A Igreja não salva ninguém. Quem salva é Deus: Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus. Não é uma recompensa pela prática de boas obras, para que ninguém venha a se orgulhar. (Efésios 2.8–9)

Para quê ir à Igreja, então? Para conhecer a vontade de Deus: que nenhum ser humano viva em desunião com seu semelhante, seja ele quem for, crendo no que for, sendo o que for, mas antes, busque o vinculo da paz, que é capaz de unir a humanidade, que é o meio pelo qual testemunhamos que ser Igreja é ser comunidade, comum unidade, vivendo os valores de Deus. Salvação? Deixa com Deus, ele decide quem ele quer. Aos cristãos compete viver os valores que estão registrados nas Sagradas Escrituras. Salvação, portanto, é com Deus. Com a gente, é viver em busca da paz!

Written by

💻 Escritor | ✝️ Pastor | 🖥️ Design | Mais informações: https://cafecomalecrim.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store