A difícil tarefa de saber parar

Projetos, planos e carreiras chegam ao fim. Tocamos nossas vidas num ritmo tão alucinado que esquecemos de planejar como colocar um ponto final em nossos projetos. Temos o costume de caminhar como se o amanhã se resolvesse por si só.

Saber a hora de parar, e mais, planejar com antecedência como parar. Não temos esse costume. Se perguntarmos a um grupo de jovens trabalhadores se eles pensam na sua aposentadoria, nos assustaremos com a quantidade de negativas. Infelizmente, deixamos tudo para última hora. O tempo passa, e podemos fazer com que ele trabalhe a nosso favor. Quanto mais cedo planejarmos nossa aposentadoria, melhores e maiores recursos conseguiremos reter para desfrutá-la.

Saindo da aposentadoria e falando um pouco de projetos e cargos, vemos a dificuldade de administradores e líderes em parar ou abrir mão de suas funções. Esta dificuldade se dá pelo fato de muitos de nós não conseguirmos reconhecer que quase nada depende exclusivamente da gente. Ainda bem que nossas funções e atividades podem ser aprendidas e cumpridas por outras pessoas.

É preciso reconhecer que nossas funções e atividades, um dia, serão exercidas por outras pessoas, que virão novas gerações que assumirão o andamento da história e que nós, depois de cumprirmos nosso dever de escrever pequenas linhas na história da humanidade, desfrutaremos de um tempo de descanso, ou partiremos para projetos pessoais e nos realizaremos de outras maneiras. A difícil tarefa de parar virá para todos nós, se deixarmos para depois, pode ser mais traumático, se começarmos a planejar agora, pode ser prazeroso.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store