A carta da alegria: alegria em prosseguir

O valor inestimável de conhecer a Cristo

Prosseguindo para o alvo

Conclusão

  1. Alegre-se no que Cristo fez: ao recomendar a alegria na obra de Cristo, Paulo imediatamente destaca que não colocamos nossa confiança em esforços humanos. Não há nada que você, eu ou qualquer outra pessoa possa fazer capaz de nos dar a alegria que só em Jesus nós temos. E Paulo enfatiza isto, dizendo que se alguém pensa que pelos próprios méritos poderá alcançar a graça de Deus, ele poderia ser o exemplo disto, por conta de seu currículo como judeu. Mas ele compreendeu que seu mérito não vale absolutamente nada. Portanto, pare de se orgulhar de seu currículo eclesiástico e religioso, moral e espiritual, e passe a se alegrar na obra de Cristo e seus efeitos de vida e comunhão sobre nós. Para tal, precisamos da segunda atitude:
  2. Conheça a Cristo: ao nos alegrarmos no que cristo fez, seremos conduzidos a conhecer melhor a Cristo. Para tal o apóstolo nos propõe um caminho: primeiro, deixar todas as coisas que nos dão segurança e certezas, considerando-as menos que lixo; segundo, não contar com a própria justiça, mas sim com a justiça que vem de Cristo, pois é pela fé que somos declarados justos por Deus. Portando, faça como o apóstolo Paulo e declare: ¹⁰Quero conhecer a Cristo e experimentar o grande poder que o ressuscitou. Quero sofrer com ele, participando de sua morte, ¹¹para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dos mortos!
  3. Prossiga: alegrar-se na obra de Cristo e conhecê-lo te levará à conclusão que Paulo chega: prossiga! Não pare! Você não é perfeito, não alcançou a perfeição e só a alcançará na glória. Por isso, não pare de caminhar, buscando ser cada vez mais parecido com Cristo. Não dá, nesta jornada, para ir carregando pesos que não nos cabem mais. Culpa, remorsos, angústias que carregamos a vida toda não cabe nesta jornada e Paulo nos recomenta: esqueça do passado, olhe para o que está adiante. A vida acontece agora, não ontem, nem amanhã, é hoje. Viva sua vida prosseguindo o alvo no amanhã como se já o tivesse alcançado hoje. Prossiga!
  4. Imitem e sejam imitáveis: alegrar-se na obra de Cristo e conhecê-lo te levará à conclusão que Paulo chega: prossiga! Mas como fazer isto? Imitem o apóstolo e sejam imitáveis! Quanta ousadia! Ousadia que só é possível pelo poder do Espírito Santo! Após dizer que não é perfeito, cheio de falhas e que seu currículo de vida não vale nada, Paulo se vira para comunidade de Filipos e diz: sejam meus imitadores. Você teria esta ousadia? Pois, saiba que há pessoas que estão olhando para o seu exemplo de vida e fé para aprender. A responsabilidade não está em quem imita, mas em quem é imitado. Portanto, vigie, ore e desenvolva sua fé rumo ao alvo, aguardando ansiosamente a volta do Salvador, nosso Senhor Jesus Cristo!

--

--

Um ser deslocado, fazedor de coisas

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store