Não deveria, mas é. A conclusão de que Igreja é negócio se dá em meio a mais de uma morte por minuto no país. Ao invés de optar pela reclusão e fechamento de seus templos, ou a cessão deles ao Governo para uso de hospital de campanha, as igrejas ganharam o prêmio de serem serviços essenciais.
O que aconteceu com a visão da Igreja como parte da solução e não do problema da sociedade? Nas epidemias passadas a igreja serviu de apoio, as Santas Casas de Misericórdia nasceram para tratar a saúde dos mais necessitados.
O que mudou? Mudou o…
…a judeia prontamente declarou sua submissão e, em troca, os selêucidas lhe mantiveram o estatuto de autonomia interna, do qual já gozavam sob o domínio ptolomaico, além de uma série de importantes privilégios fiscais.¹
Depois de um século de dominação ptolomaica a judeia é tomada por Antíoco III, selêucida governador da Síria. Não apenas a judeia, mas toda a Palestina é tomada das mãos dos Ptolomeus. Assírios, Babilônios, Persas e Gregos dominaram a região. Com os gregos, no entanto, aconteceu um fato interessante, digno de nota. Com a morte de Alexandre, o Grande, e a divisão dos territórios pelos generais…
Faltam 10 meses para o fim do ano. Pode parecer cedo demais para falar em 2022, mas não é. Uma das práticas que mais me vai exigir atenção é a de desacelerar, por isso estou propondo uma nova atitude a cada dois meses.
O que você vai encontrar no presente texto são cinco atitudes, cinco passos, que estou tomando para chegar em 2022 diferente do que cheguei em 2021. Resolvi compartilhar para que você possa refletir sobre como está a sua relação com Deus.
Esta é uma decisão que tomei em meados de janeiro e comecei a executar gradualmente. Comecei…
¹Ó Senhor, não me repreendas em tua ira, nem me disciplines em tua fúria. ²Tem compaixão de mim, Senhor, pois estou fraco; cura-me, Senhor, pois meus ossos agonizam. ³Meu coração está muito angustiado; Senhor, quando virás me restaurar?
⁴Volta-te, Senhor, e livra-me! Salva-me por causa do teu amor. ⁵Pois os mortos não se lembram de ti; quem te louvará da sepultura?
⁶Estou exausto de tanto gemer; à noite inundo a cama de tanto chorar, e de lágrimas a encharco. ⁷A tristeza me embaça a vista; meus olhos estão cansados por causa de todos os meus inimigos.
⁸Afastem-se de mim, todos…
Alexandre não teve tempo suficiente para consolidar suas conquistas, ele morre repentinamente em 323 a.C. com apenas 33 anos, entregando seu reino ao caos. Os seus generais (os assim chamados diadoqui, palavra grega que significa sucessor) dividiram entre si os diversos territórios conquistados, fragmentando irremediavelmente o vasto império.¹
Com a morte de Alexandre, o Grande, precocemente em 323 a.C., aos 33 anos, os territórios conquistados são divididos entre seus generais, uma vez que ele não tinha sucessor direto. Começa então um momento de tensão e fragmentação na região. Três de seus generais se destacam pela extensão de seus territórios. Seleuco…
As intenções de Alexandre eram mais políticas e pragmáticas do que culturais e civilizatórias. É difícil sustentar que ele se pretendesse portador de uma nova civilização, o “pacificador do mundo”, que “civilizou os bárbaros” e “ensinou a lei e a paz a tribos ignorantes e sem ordem”, como defenderá quatro séculos mais tarde o historiador grego Plutarco.¹
Alexandre Magno rompe com uma sequência de troca de poderes na Judeia entre povos do Oriente Médio e o Egito. A cultura, a civilização e a filosofia grega chegam ao Oriente Médio pelas mãos de um dos maiores conquistadores da história. Estamos no…
Durante esse período que assistirá ao fim do domínio persa, acentua-se o contraste entre judeus e samaritanos, já existente há algum tempo, que se transformará em um definitivo cisma religioso.[1]
Desde a aula O Reino dividido, que volta e meia menciono sobre a origem dos Samaritanos. De fato, é quando o Reino se divide e as dez tribos fundam o Reino de Israel, também chamado Reino do Norte, que se inicia essa separação e que ganha um reforço quando Israel é invadida e Samaria é conquistada, em 722 a.C. Os Assírios transformam a região em província de Samaria, status que…
²⁸Então Sansão orou ao Senhor: “Soberano Senhor, lembra-te de mim novamente. Por favor, ó Deus, fortalece-me só mais esta vez. Permite que, com um só golpe, eu me vingue dos filisteus pela perda de meus dois olhos”. ²⁹Então Sansão se apoiou nas colunas centrais que sustentavam o templo, empurrou-as com as duas mãos ³⁰e exclamou: “Que eu morra com os filisteus!”. E o templo desabou sobre os governantes filisteus e sobre todo o povo. Assim, Sansão matou mais pessoas quando morreu do que em toda a sua vida. Juízes 16.28–30
A oração de Sansão é o ponto final de uma…
¹⁸Sansão sentiu muita sede e clamou ao Senhor: “Por meio da força de teu servo, concedeste este grande livramento. Acaso devo morrer de sede e cair nas mãos desses incircuncisos?”. ¹⁹Então Deus fez jorrar água de um buraco no chão em Leí. Sansão bebeu e se reanimou. Chamou aquele lugar de En-Hacoré, que existe em Leí até hoje. Juízes 15.18–19
O contexto que cerca esta oração é bastante tenso. Sansão havia se desentendido com sua esposa filisteia e ela havia voltado para a casa de seus pais. Já havia passado muito tempo quando Sansão foi até a casa do sogro…
⁷Quando os governantes filisteus ouviram que os israelitas haviam se reunido em Mispá, mobilizaram seu exército e avançaram. Ao saber que os filisteus se aproximavam, os israelitas ficaram muito assustados. ⁸“Não pare de clamar ao Senhor, nosso Deus, para que ele nos salve dos filisteus!”, imploraram a Samuel. ⁹Então Samuel escolheu um cordeiro que ainda mamava e o ofereceu ao Senhor como holocausto. Suplicou ao Senhor em favor de Israel, e o Senhor o atendeu.
¹⁰Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram para atacar Israel. Naquele dia, porém, o Senhor falou do céu com voz poderosa de trovão, provocando…